vídeos

vídeos interessantes

14 março 2006

PLANETA TERRA


O Planeta Terra tem 4 bilhões e 600 milhões de anos.
Faça de conta que a Terra é uma pessoa com 46 anos de idade, o que você acha que vai acontecer?
  • até os 7 anos de idade, nada se sabe da vida desta pessoa "Terra".
  • até os 42 anos de idade, sabe-se muito pouco.
  • os dinossauros surgem quando a Terra já tinha 45 anos de idade.
  • nos últimos 8 meses de vida, surgem os mamiferos.
  • três dias antes de completar 46 anos, a Terra sofreu a última era glacial.
  • o homem moderno surgiu nas últimas quatro horas.
  • há uma hora o homem descobriu a agricultura e se fixou à terra.
  • a revolução industrial ocorreu no último minuto.
  • nos 30 segundos seguintes, o homem conseguiu transformar um paraíso num lixo.
  • há poucos segundos, parte da humanidade começou a perceber que o problema mais sério a ser resolvido é restabelecer a harmonia com a natureza.

Fonte: Renovação de CNH, modificado.

Qual é o seu papel, enquanto jovem cidadão, prestes a entrar na universidade, diante de um fato que pode modificar sua vida:"restabelecer a harmonia com a natureza"?

(Nome, nº e série, não esqueça que sua participação será pontuada)

15 comentários:

Anônimo disse...

Mas para as pessoas abrirem os olhos para os problemas jah vão ter passado alguns minutos...
e se destruímos o mundo em milésimos de segundo não vai ter mais jeito. As pessoas sabem de tudo o que ocorre, mas se juntam aos ignorantes para não precisar colaborar. Para não precisar se esforçar.. a questão não é vivermos bem e sim, deixar o mundo melhor para o próximo.

Anne 1ºE

Anônimo disse...

Primeiramente com certaza precisaremos de uma mudança geral em todas as classes da sociedade, sem essa mudança podemos agir porém precisamos trabalhar em conjunto, com uma sociedade unida teremos um mundo unido, logo poderá gerar um mundo onde as pessoas estejam preocupadas com o futuro.
Outro fato seria uma atitude dos governos, pode haver atitude porém com certeza não é muito influente nas decisões.

Anônimo disse...

..ops esqueci a série e o numero..
1°E n° 18

Anônimo disse...

nesses poucos minutos que restam, nós precisamos acordar e tentar fazer o mundo virar o que ele era antes!
com a ajunda em conjunto eu sei que não vamos consertar tudo, mas tenho a certeza que muita coisa iria melhorar! cada um fazendo a sua parte em não jogar papel no chão, não incentivar as queimadas e nem o corte de madeira irregular e etc... o mundo seria muito melhor!

Renato Mendes de Seixas
No 41
2o A

Anônimo disse...

Eu acho que a Terra atualmente esta em fase de "decompisoção forçada".... essa decomposição é causada pelo lixo quimico das industrias que geram todo o consumismo... industrias essas, não preocupads com o meio ambiente - ou mais preocupadas com lucros do que com a natureza - infelizmente, temos que por os pés no chão e, ao inves de remar contra a maré, desenvolver meios de REVERTER o lixo e a poluição já gerados, e EVITAR a poluição e a contaminação de dejetos quimicos...


oooops.. exagerei um pouco....


hehehe

Henry J. Kupty
1ºF - Nº24

Anônimo disse...

A terra vem sendo deteriorada desde a revolução industrial, que foi a época em que o ser humano começou a visar o lucro, sem se preocupar com a preservação e com o futuro. Essa sociedade capitalizada e egoísta deixa claro que não se preocupam com o amnhã, com o bem-estar de seus filhos. Infelizmente, muiyos países já tem dificuldades em obter água devido ao mau uso e falat de consciência para com ela, além do aquecimento global, a poluição, o desmatamento, etc. A questão é que todos sempre acham que não são responsáveis pelo que vem acontecendo, mas, se cada um colaborasse, começando por pequenos gestos, desde não jogar um papel na rua até a reciclagem, isso, em grande número, faria a diferença. Estã nas mãos de nós mesmos, não podemos jogar essa responsabilidade, que é nossa, para o governo , ou para o "povo mau educado", a consciência, muitos têm, atitude, é para poucos.

Anônimo disse...

Bem, primeiramente todos as pessoas precisam sabe não pensar só em si, pensar num todo, pois todos tinham que se juntar para que assim conseguíssimos deixar um mundo melhor, não só pensando no agora, mas sim no futuro...
Tentar fazer o que está ao seu alcance, sem esperar que o outro faça por você!
bem acho que é isso

Ana Paula n°03 1°D

Anônimo disse...

A cada dia nos fica mais do que óbvio, que a natureza do planeta tem sido modificada e deteriorada pelo ser humano.
Existem teorias científicas dizendo que a água que consumimos em excesso hoje, pode tornar-se a catástrofe para as próximas gerações.
Por exemplo... Se o efeito estufa se agravar, a temperatura na Terra aumentará. E à medida que o planeta esquenta, as geleiras dos pólos Sul e Norte derretem, com isso, o nível do mar aumenta, o que provocará a inundação de terras mais baixas, até talvez, a submersão de ilhas.
O derretimento das geleiras pode causar muito transtorno na natureza, as alterações climáticas que podem vir a ocorrer são absurdas.
Se não cuidarmos do que é nosso hoje, e combater pelo menos um dos nossos problemas futuros, no caso, o efeito estufa, nossas gerações sofrerão com as alterações climáticas, que podem vir a reduzir a população ou até mesmo levar algumas espécies a extinção, pois essas não seriam capazes de se adaptar as novas condições ambientais.
Sem contar que o calor facilita a ocorrência de epidemias transmitidas por insetos. Aumentam as chances de sobrevivência de insetos, bactérias etc. Prejudicando a saúde humana.
Hoje, não se trata mais de conscientização, se trata de ensinamento. Porque são raras as pessoas que vão cair na real e fazer alguma coisa por isso. Só ensinando os mais jovens para quem sabe conseguir mudar alguma coisa no futuro. Não é deixar de jogar um papel pela janela do carro que vai ajudar a salvar a natureza. É deixar de utilizar o carro que pode ajudar a salvar a natureza. Mas quem hoje, vai abrir mão do carro por isso?
Já não é mais sozinho que se pode mudar a vida própria, é em conjunto!


Sara Lopez Dias
nº 44 - 2º A

Anônimo disse...

O que nós, jovens, podemos fazer é tentar pelo menos mudar um pouco o meio em que vivemos.
Muitas pessoas acham que se somente elas mudarem seus hábitos nada vai acontecer para melhorar o planeta. Mas são as pequenas ações de cada um de nós que pode fazer a diferença. Claro, que se somente uma pessoa pensar assim nada vai acontecer mesmo. Por isso deve existir métodos de conscientização da população para que o número de pessoas individualistas e desinformadas sobre a atual situação diminua um pouco.
Se cada um fizer a sua parte, muita coisa pode mudar pra melhor.

Nathalia R. n°36 2°A

Anônimo disse...

Isso é um grande problema que nao será facil de resolver,pois é muito dificil voce conseguir consientizar tantas pessoas sem um apoio de um grande orgao governamental.Podemos começar a nos consientizar no colégio por exemplo, mas muitas pessoas nao levam esse futuro à serio.Se começarmos a fazer o bem, outros tambem farao, podendo melhorar esse graves problemas que nos prejudicarao futuramante.

Anônimo disse...

Cada um tem que fazer sua parte como cidadão porque se você não fizer ninguém vai fazer por você,e por isso devemos começar as mudanças agora porque depois pode ser tarde de mais!!! O bom cidadão não é aquele que que se comporta como o depois dos 30 anos mais sim aquele que começa desde pequeno !!!!

Anônimo disse...

esqueci a serie 1'F e o numero 09

Anônimo disse...

Não conseguiriamos mudar o mundo inteiro, mais sim em 5 em 5 pessoas poderiamos pelo menos chegar do final. Mudando sim a capacidade de uma pessoa em relação a muitas coisas, e com certeza a diferença entre as mesmas.A sociedade capitalizada, não se preocupa com o amanhã, nem com o futuro. Pensam em fazer o agora, porém não no melhor, da natureza e da sociedade. E se as pessoas se juntassem, pensando em um todo e ñão em si só, conseguiriamos mudar muitas coisas pedentes nesse mundo.
Verônica 2ºB nº45

Anônimo disse...

Eu adorei este blog é um ótimo incentivo para os alunos de todos os colegios

Anônimo disse...

Até quando o ser humano continuará fechando os olhos para o MEIO AMBIENTE??

Até quando vão estes desmatamentos exagerados, com interesses políticos e individuais??

Estes políticos cada dia que passa licenciam milhões de obras de grande porte, fecham os olhos para os desmatamentos, isto só em vista dos interesses individuais.

Será que nossa água e nosso ar irão suportar tanta poluição, tanta podridão emitida?

O que é isto? Que mundo é este q diariamente espécies são extintas do nosso planeta.

Nossa Mata Atlântica, rica em biodiversidade RESTA apenas 7%!!

O que estamos esperando?? q aconteçam mais tsunamis, furacões, falta d´água?

A importância da preservação da Natureza é querer ajudá-la, pois só assim é que um dia poderemos viver em harmonia com todos os seres do planeta.

Ana Camila Nº 05 2ºB